Manual e relatórios

Manual e relatórios

Guia Prático dos Conselhos Comunitários de Segurança

Novo guia prático dos Conselhos Comunitários de Segurança do Rio de Janeiro

 

O Guia Prático para Participantes dos Conselhos Comunitários de Segurança possui informações indispensáveis referentes aos CCS: origem, definição, função, objetivo, principais questões ligadas à ética, composição e diretorias dos Conselhos; delimitação da área (AISP) de um Conselho Comunitário de Segurança; como desenvolver as reuniões e como elaborar relatórios e atas das reuniões ordinárias e extraordinárias; legislação pertinente ao seu funcionamento; os papéis desempenhados pelo órgão superior responsável (Instituto de Segurança Pública) e, finalmente, a metodologia de soluções de problemas dentro dos CCS (método IARA).

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF

 

 

Manual dos Conselhos Comunitários de Segurança

Manual dos Conselhos Comunitários de Segurança

 

O presente manual visa oferecer subsídios para o desenvolvimento e difusão dos CCS. Sua confecção foi pensada para, além do aprendizado acadêmico, possibilitar fácil consulta e manuseio de informações cotidianas sobre os conselhos, esclarecendo dúvidas de forma completa e objetiva. Com esse recurso bibliográfico, o ISP e a Coordenadoria dos CCS esperam que o trabalho dos conselheiros se fortaleça, acompanhando os cidadãos na busca pela paz social.

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF

 

 

Relatório I Fórum Permanente dos CCS (2023)

Relatório I Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança

 

O presente relatório contém as demandas dos conselhos comunitários de segurança, do Rio de Janeiro, que foram apresentadas no "I Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança".

Com cerca de 800 participantes, o evento é o maior já organizado na história do Instituto de Segurança Pública (ISP)  e ocorreu no dia 28 de agosto de 2023, no auditório do Teatro João  Caetano, situado na Praça Tiradentes, s/nº – Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF

 

 

Relatório do VII Fórum dos CCS (2019)

VII Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança

 

 

O presente relatório contém as demandas dos conselhos comunitários de segurança, do Rio de Janeiro, que foram apresentadas no VII Fórum dos CCS. O evento aconteceu em 2019, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN.

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF

 

 

 

Relatório anual dos CCS (2015)

Relatório dos Conselhos Comunitários de Seguraça

Primeiro Relatório Anual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) (relativo aos anos de 2013 e 2014 até o mês de setembro de 2015).  
O relatório tem como objetivo organizar os dados produzidos pelos CCS por meio dos registros das atas das reuniões desses conselhos, além de outras fontes documentais. Com isso, espera-se gerar uma visão ampliada dos assuntos e problemas discutidos nesses conselhos, de modo a tornar visíveis estes espaços e suas demandas. Buscamos ainda identificar os padrões regionais das demandas levadas aos CCS e contribuir com informações que sirvam como subsídio para a construção de políticas públicas dos diferentes setores que compreendem a segurança pública.

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF