Cidades

Cidades

A aplicação das políticas públicas na área da segurança deve ser orientada pela coordenação das ações com o ambiente onde ela será implementada e as particularidades do problema a ser atacado. Essa premissa se torna ainda mais relevante quando olhamos para o nível local, especificamente no caso dos municípios.

O estado do Rio de Janeiro é composto por 92 cidades que apresentam, naturalmente, diferenças expressivas decorrentes de múltiplos fatores, desde sua posição geográfica e história social e econômica, até densidade demográfica, atividades econômicas preponderantes, possibilidades locais de emprego e renda, relação com os municípios do entorno e experiências de gestão.

Na segurança pública, os desafios da capital e municípios da Região Metropolitana, que são mais populosos e, tradicionalmente, requerem maior atenção do poder público, não se assemelham aos municípios rurais, por exemplo. Isto não significa, porém, que não existam  relevantes adversidades.

Os municípios têm uma posição estratégica em termos de gestão justamente por estarem mais próximos da população e conseguirem visualizar suas necessidades e problemas muitas vezes imperceptíveis aos demais entes federativos. Esses são recursos fundamentais para a produção da segurança cidadã, com articulação e integração de serviços públicos de diferentes esferas administrativas voltados para assegurar a qualidade de vida da população. Com isso em mente, o Instituto de Segurança Pública apresenta o Dossiê Cidades e a ferramenta de análise ISPCidades, disponibilizada, de forma gratuita, em nosso site (www.ispvisualizacao.rj.gov.br/ispcidades). Os produtos são instrumentos de gestão para o enfrentamento das questões de segurança pública, com o objetivo de dar suporte à identificação de problemas nos municípios.

 

Painel de Visualização:
ISPCidades

 

Dossiê:
Dossiê Cidades 2021

 

Sumário Executivo:
Sumário Executivo - ISPCidades - 2021