Quem Somos

Quem Somos

O Instituto de Segurança Pública (ISP), criado pela Lei nº 3.329, de 28 de Dezembro 1999, é uma autarquia vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Com 25 anos de existência, o ISP conta com grande conhecimento acumulado no desenvolvimento de metodologias de análise de dados relativos à Segurança Pública. Sua missão é produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a influenciar e subsidiar a implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.

Ética e transparência da informação são parte dos valores do Instituto: além de divulgar os dados relativos à segurança pública, o ISP realiza análises, projetos e pesquisas regularmente. As pesquisas visam a subsidiar a gestão de segurança pública no estado e o debate público sobre o tema, com o tratamento científico de seus principais problemas.

O ISP também é o responsável pela Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança, canal de participação social e de comunicação entre a comunidade e os representantes das forças de segurança estaduais em cada região, na busca comum pela redução da violência.

 

Missão:
Produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a subsidiar a implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.


Visão:
Consolidar o ISP como órgão de referência na produção de conhecimento e na promoção da participação social em segurança pública.


Princípios e valores:

- excelência na produção e disseminação do conhecimento;

- valorização dos profissionais de segurança pública e da participação da sociedade civil nessa área;

- desenvolvimento de estudos e proposição de projetos inerentes à segurança pública.

 

Institucional - Fale conosco:

De acordo com o Decreto n° 26.324 de 17 de maio de 2000, este canal on-line com o ISP tem como objetivo auxiliar os usuários a obter informações sobre a consolidação de dados e as pesquisas feitas no Instituto, e também informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança no Estado do Rio de Janeiro.

Diante disso, cabe informar que qualquer assunto não pertinente aos temas citados acima serão desconsiderados. Denúncias e/ou reclamações devem ser feitas diretamente aos órgãos capacitados e responsáveis por tratarem de cada caso especificamente.

Para solicitação de dados oficiais (agregados ou microdados), acesse aqui o formulário online. E atente para as disposições da Portaria ISP n°127 de 22 de fevereiro de 2022, sobre o fornecimento de microdados ou qualquer tipo de informação relevante no campo da segurança pública a entidades públicas e privadas.

Para demais informações, clique aqui para acessar o formulário do fale conosco.