Dia Internacional da Mulher: Governo do Rio cria painel de monitoramento de crimes cometidos contra a população feminina

Dia Internacional da Mulher: Governo do Rio cria painel de monitoramento de crimes cometidos contra a população feminina
Painel ISPMulher
Notícias

Além da parceria inédita entre Instituto de Segurança Pública e Secretaria da Mulher,  população terá acesso a uma nova ferramenta gratuita de acompanhamento

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulga neste Dia Internacional da Mulher novas iniciativas para auxiliar no enfrentamento da violência contra a mulher no estado. Novamente se consolidando com ações pioneiras, o ISP desenvolveu o “Monitor da Violência Contra a Mulher”, uma ferramenta especial para a Secretaria da Mulher (SEM), que possibilita acompanhar diversas formas de violência contra a população feminina. O painel interativo consolida uma parceria sem precedentes com a SEM e, de fácil consulta e manuseio, apresenta dados mensais sobre os delitos cometidos contra as mulheres por município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia. Por isso, incentivar que as mulheres vítimas registrem as ocorrências numa delegacia de polícia é tão importante para as análises e planejamento de ações de segurança pública voltadas para prevenção, acolhimento das vítimas e punição dos autores.

- O Instituto de Segurança Pública tem como principal função embasar a criação de políticas públicas baseada em evidências, então estamos sempre pensando em iniciativas rápidas, dinâmicas e diretas. O painel para a Secretaria da Mulher foi criado para auxiliar na análise local das vítimas, levando em consideração a realidade onde vivem, pois a verdade é que nossos municípios possuem cenários muito diferentes e é natural que dados relacionados à violência contra a mulher reflitam essa realidade - explica a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

A ferramenta possui acesso restrito apenas para servidores da Secretaria da Mulher e dá suporte às políticas de enfrentamento a violência de gênero nos 92 municípios do estado. A ação se alinha ao Governo do Rio, que tem investido em informação e inteligência para combater a violência doméstica e familiar.

- Através do monitor, conseguimos garantir maior celeridade no acesso aos principais dados estatísticos, o que tem permitido a elaboração de respostas institucionais cada vez mais eficientes e eficazes para o enfrentamento às violências contra as mulheres - afirma Giulia Luz, superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria da Mulher.

Além do painel para a Secretaria da Mulher, será liberada para a população uma plataforma com dados de alguns dos principais crimes com vítimas do sexo feminino. A ferramenta ISPMulher faz parte do pacote de atividades de 25 anos de existência do Instituto de Segurança Pública.

Com o ISPMulher, a sociedade fluminense poderá acompanhar de forma simples e atualizada alguns dados de violência contra a mulher e também os endereços da Rede de Atendimento à Mulher Vítima. No painel, disponível no site do ISP, é possível observar que, em janeiro deste ano, os homicídios com vítimas mulheres tiveram cinco mortes a menos no estado, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Crimes de violência moral e psicológica, como a difamação e o constrangimento ilegal, apresentaram um aumento de 27,9% e 16,2%, respectivamente, no primeiro mês do ano - esses aumentos podem significar que as mulheres estão mais conscientes dos seus direitos e procuram as delegacias de polícia civil para registrar essas ocorrências. Já os feminicídios e tentativa de feminicídio registraram um aumento em janeiro de 2024 com três vítimas a mais de feminicídio e seis de tentativa.

 

Governo do Rio: ações de enfrentamento e estratégias baseadas em dados 

No âmbito das ações de combate à violência contra a mulher, o Governo do Rio é precursor em análises sobre o tema. Desde 2006 divulga o Dossiê Mulher, principal estudo sobre mulheres vítimas em território fluminense. Em sua 18ª edição, a pesquisa disponibiliza estatísticas oficiais para auxiliar a criação de políticas públicas focadas na proteção, acolhimento e atendimento daquelas que são vitimizadas. Além disso, em 2023, esse compromisso ganhou contornos ainda mais sérios com a criação da Secretaria de Estado da Mulher, responsável por atender às principais demandas das mulheres do estado.

O Rio de Janeiro possui também 14 delegacias e seis Núcleos de Atendimento à Mulher, especializadas que funcionam 24 horas e possuem equipe capacitada para oferecer um atendimento humanizado para a mulher vítima de violência. Por fim, vale destacar o trabalho realizado pelo Programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, que garante a proteção das mulheres que solicitaram medidas protetivas contra seus agressores.


Clique  aqui para acessar a ferramenta ISPMulher.