Resumo Aisp

O Resumo Mensal por AISP (RMA) é o relatório estatístico que, desde janeiro de 2007, substitui o Boletim Mensal de Monitoramento e Análise (BMMA). Enquanto o Boletim enfatizava análises segundo dez tipos de delitos escolhidos, o RMA destaca análises de acordo com as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), além de algumas regiões do Estado e áreas da capital do Rio de Janeiro. Com isso, o Resumo Mensal por AISP visa facilitar a consulta dos usuários às estatísticas criminais.

Em março de 2009, o RMA adotou um novo formato e metodologia de análises, passando a apresentar os dados sob a forma de um trimestre móvel, que consiste na soma das incidências do mês em questão àquelas referentes aos dois meses anteriores. Nesse sentido, os dados do trimestre atual são comparados ao mesmo período (trimestre) do ano anterior. O objetivo da análise do trimestre móvel é reduzir a influência de efeitos sazonais sobre as interpretações acerca do fenômeno criminal. O novo formato traz ainda as comparações do total acumulado do ano com o acumulado do ano anterior. E, ao final de cada página, são analisados os números mais significativos de cada região ou AISP.

Com isso, o Instituto de Segurança Pública aprimora ainda mais a política de transparência dos dados relativos à segurança pública praticada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, bem como disponibiliza para pesquisadores, mídia, sociedade civil organizada e população em geral, mais uma ferramenta de vital importância para informação e discussão sobre a criminalidade e segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.



Visitantes: 517416
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados