ISP e Detran.RJ realizam campanha de conscientização contra o racismo


19/11/2021 14:04h

O Instituto de Segurança Pública (ISP), em parceria com o Detran.RJ, por meio da Assessoria de Gestão e Modernização Institucional, realizou, nesta sexta-feira (19/11), uma campanha de conscientização contra o racismo. Na entrada do prédio do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro, servidores distribuíram a cartilha “RJ sem Racismo”, elaborada pela equipe de analistas do ISP. O material, que também foi enviado para outros postos do órgão, traz informações para auxiliar as pessoas a identificarem que estão sendo vítimas de crimes raciais e as formas de denúncia.

A cartilha apresenta os principais dados do Dossiê Crimes Raciais, que foi publicado pelo ISP em 2020 com o intuito de evidenciar os crimes de injúria e preconceito que possuam cunho racial. O estudo apontou que, em 2019, 2 pessoas foram vítimas de racismo por dia no estado do Rio. As mulheres representam 58% desse total. Quatro a cada dez casos aconteceram fora do ambiente residencial e 43% dos agressores eram conhecidos das vítimas.

- Essa é uma ação diferente das que costumamos fazer. O ISP sempre se notabilizou por fornecer dados que auxiliam na construção de políticas públicas, mas essa campanha em parceria com o Detran, que tem uma grande proximidade com a população em razão da gama que serviços que realiza, na véspera do Dia da Consciência Negra, tem um lado mais educativo, que é igualmente importante para garantir o Estado Democrático de Direito. Nós não podemos esquecer que a denúncia desses crimes é fundamental não só para garantir a punição dos autores, mas também para que o poder público e a sociedade tenham a real noção do racismo no nosso estado - diz a presidente do ISP, Marcela Ortiz.

A campanha incentiva ainda que pessoas que presenciem casos de racismo também denunciem. Para isso, basta procurar a delegacia mais próxima ou ainda fazer o registro de forma on-line (www.delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br). O estado do Rio de Janeiro é um dos poucos do país que conta com uma unidade especializada na investigação dos crimes de racismo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) tem atendimento especializado e fica localizada na Rua do Lavradio, 155, Centro.

A assessora-chefe da Assessoria de Gestão e Modernização (AGEM) do Detran.RJ, setor que estabeleceu a parceria com o ISP, também participou do ato de conscientização na sede do departamento.

- Fomos convidados pelo ISP para ajudar na divulgação de informações didáticas sobre os crimes raciais, principalmente contra mulheres negras. Junto com o projeto Detran.Mulher, estamos prestando um serviço mais humanizado para o público feminino - explicou Juliana.



Assessoria de Imprensa do Instituto de Segurança Pública – ISP
Karina Nascimento - Tel: 2332-9690/ 98165-4291 / Suzane Lima - (21) 98662-4453
e-mail: knascimento.isp@gmail.com / suzane.isp@gmail.com / imprensaisp@gmail.com
www.isp.rj.gov.br

Visitantes: 517416
INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA: Avenida Presidente Vargas, nº 817 - 16º andar - Centro CEP: 20.071-004 - Rio de Janeiro/RJ
Chefia de Gabinete - 2332-9709 / Comunicação Social 2332-9690 / Conselhos Comunitários de Segurança - CCS - 2332-9648 / 9693
Horário de Funcionamento do Protocolo: 09:00 às 17:00 horas
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados