Nota sobre matéria do Jornal Extra

Karina Nascimento
16/08/2017 16:57h

Ao contrário do que afirma a matéria publicada na edição de hoje dos jornais Extra e O Globo, não houve qualquer vazamento de documento sigiloso até 2021, da área de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, a respeito de territórios sob controle de grupos armados.

O que existe é um artigo acadêmico assinado pelo pesquisador Luciano Gonçalves, publicado na Revista Cadernos de Segurança Pública, disponível na página eletrônica do Instituto de Segurança Pública (ISP), desde julho de 2017, que busca entender a distribuição espacial da letalidade violenta.

Na página 11, esse estudo faz menção à existência de um mapeamento, que identificou áreas que, por suas características territoriais, estão potencialmente sujeitas a domínio de território. Diferente do que afirma a matéria, o georreferenciamento de áreas sob a influência direta ou indireta de qualquer grupo de criminosos é fruto de trabalho perene e sistemático da Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança e das polícias, o que não autoriza um juízo de que tais localidades sejam consideradas regiões conflagradas.

Essas 843 áreas foram mapeadas pelo ISP porque merecem especial monitoramento e tais informações são utilizadas rotineiramente como subsídios para análises criminais qualificadas. Logo, não pode causar surpresa que estejam nessa categoria áreas de UPP, que são por definição áreas sob foco especial. Em nenhum momento foi feita a afirmação de que essas são áreas do território em que a Constituição Brasileira não vale.

 Assim sendo, o ISP reafirma que a matéria publicada pelo Extra e O Globo não é fruto de nenhum documento sigiloso da área de inteligência da Secretaria de Segurança. A citada edição da Revista Cadernos de Segurança Pública buscou trazer estudos mais aprofundados sobre o tema de letalidade violenta para ampliar o entendimento da sociedade sobre a questão, visto que a preservação da vida humana é o objetivo central da Secretaria de Segurança.



Assessoria de Imprensa do Instituto de Segurança Pública – ISP
Karina Nascimento - Tel: 2332-9690/ 98596-5264
e-mail: knascimento.isp@gmail.com / imprensaisp@gmail.com
www.isp.rj.gov.br

Visitantes: 517416
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados