ISP lança novo portal para divulgação de dados abertos: ISPDados

Karina Nascimento
31/05/2017 11:54h

Para aumentar ainda mais a transparência dos dados de segurança pública do estado e facilitar a consulta e a produção de análises e estudos por pesquisadores, por jornalistas e pelo público em geral, o Instituto de Segurança Pública (ISP) está lançando um novo portal de divulgação de dados: o ISPDados.

No portal ISPDados, o usuário pode acessar as informações em formato de base de dados, o que facilita o manuseio dos dados pelo usuário, agilizando a produção de pesquisas, elaboração de análises e a construção de séries históricas, por exemplo.

Também estão disponíveis arquivos auxiliares com informações relevantes, como população, divisão territorial da base de segurança, bases cartográficas, informações institucionais, notas metodológicas e dicionários de variáveis. Os arquivos estão organizados de duas formas diferentes para facilitar a busca: por grupos e por temas.

Além disso, através da ferramenta TabISP, também disponível no portal ISP Dados, o usuário pode realizar consultas em uma tabela dinâmica montada por ele próprio, de acordo com os interesses específicos de sua pesquisa. Com esta ferramenta, é possível visualizar com mais facilidade e agilidade as informações desejadas.

Com o portal, o ISP dá mais um passo na direção das melhores práticas de disponibilização de dado abertos do setor público, e se consolida como instituição líder na transparência de dados da área de segurança pública no Brasil.

O ISP tem a firme convicção de que elevar cada vez mais o nível de transparência dos dados da segurança pública no estado é fundamental para estimular a produção de pesquisas e análises sobre o tema e ampliar o entendimento da sociedade como um todo acerca desse problema, de modo a orientar e apoiar a formulação e a execução de políticas públicas eficazes no combate à criminalidade e na preservação da vida humana.

Para visitar o portal ISPDados, acesse http://www.ispdados.rj.gov.br/

Visitantes: 517416
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados