Indicadores Estratégicos

Os Indicadores Estratégicos de Criminalidade  do Estado foram propostos pelo governo por meio da Câmara de Gestão da  Segurança Pública (Cagesp), a partir de análises do fenômeno criminal. Os  indicadores criminais estratégicos são compostos pelos crimes que, em tese, têm  maior impacto na sensação de insegurança da população. Paralelamente a este  momento, o Governo do Estado do Rio de Janeiro contou com o apoio do Instituto  de Desenvolvimento Gerencial (INDG) na construção da metodologia para implementação  e gerenciamento do sistema em questão. Estes crimes foram objeto das metas  estabelecidas pelo Governo e deram início ao Sistema de Metas e Acompanhamento  de Resultados. 

Os delitos que compõem a relação de Indicadores Estratégicos do Estado podem sofrer alterações em função das políticas de segurança pública, mudanças de cenário do Estado ou mesmo pelo alcance de patamares bastante satisfatórios em termos de resultado (índice ou taxa) dos Indicadores propostos. Cabe à Comissão de Acompanhamento e Avaliação, qualificada a seguir, proceder tal alteração a partir de critérios objetivos de análise.

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação é composta por autoridades do Governo do Estado, Casa Civil, SESEG, PCERJ, PMERJ E ISP: 

- Governador do Estado do Rio de Janeiro;
- Secretário de Estado da Casa Civil;
- Secretário de Estado de Segurança;
- Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da SESEG;
- Chefe da Polícia Civil;
- Comandante Geral da Polícia Militar;  
- Diretor-Presidente do Instituto de Segurança Pública – ISP.    
 
OS INDICADORES ESTRATÉGICOS DE CRIMINALIDADE DO ESTADO
 
Os Indicadores Estratégicos de Criminalidade no Estado acompanhados pelo Sistema Integrado de Metas são os seguintes:


• Letalidade Violenta (somatório do número de vítimas de homicídios dolosos, lesões corporais seguida de morte, latrocínio e auto de resistência);
• Roubo de Veículos;
• Roubo de Rua (somatório de incidências de roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular).

 
Visitantes: 517416
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados