Visualização de dados

O Instituto de Segurança Pública disponibiliza uma série de ferramentas de consulta interativa. Com elas, o usuário pode visualizar dados e produzir análises gráficas de acordo com seus interesses específicos:

TabISP
Tabela dinâmica que pode ser montada de acordo com o interesse dos usuários para acessar dados dos títulos criminais e de atividade policial divulgados mensalmente pelo ISP. Os dados mensais podem ser consultados a partir de janeiro de 2003 no nível do estado, das grandes regiões do estado (Capital, Baixada Fluminense, Grande Niterói e Interior) das Regiões Integradas de Segurança Pública, das Áreas Integradas de Segurança Pública (equivalentes às áreas dos Batalhões da Polícia Militar) e das Circunscrições Integradas de Segurança Pública (equivalentes às áreas das Delegacias Distritais de Polícia Civil). A ferramenta é atualizada mensalmente.

Grupos Vulneráveis
Aqui o usuário pode encontrar dados anuais referentes a uma série de delitos, por faixa etária da vítima. São apresentadas também informações sobre sexo e cor das vítimas, além da relação entre vítima e autor, e um histograma com a distribuição por idade das vitimas do crime selecionado. Os dados podem ser consultados para todo o estado ou para um município específico (nesse caso, são apresentados também alguns dados socioeconômicos do município escolhido). Ao destacar informações sobre a faixa etária das vítimas, esta ferramenta visa também cumprir o determinado pelas leis nº 7.550/2017 e nº 7.558/2017, que versam respectivamente sobre a divulgação de estatísticas de violência contra a criança e o adolescente e de violência contra a pessoa idosa. A ferramenta é atualizada anualmente e alimentada com dados provenientes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Letalidade Violenta
Apresenta os dados anuais com perfil das vítimas (gênero, cor e faixa etária), meio empregado no crime e distribuição temporal e geográfica do indicador estratégico Letalidade Violenta (Homicídio Doloso, Latrocínio, Lesão Corporal Seguida de Morte e Homicídio Decorrente de Intervenção Policial). A ferramenta é atualizada anualmente com dados provenientes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Dossiê Mulher
nesta ferramenta o usuário poderá acessar dados específicos sobre violência contra a mulher. Estão disponíveis informações sobre diversos tipos de violência, com perfil da vítima, distribuição temporal e geográfica dos delitos e detalhes da dinâmica do crime (meio empregado, tipo de local da ocorrência, relação entre a vítima e o autor e legislação aplicada). A ferramenta é atualizada anualmente com dados provenientes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Armas
Apresenta os dados mensais sobre apreensão de armas, simulacros, artefatos explosivos e munições no estado do Rio de Janeiro. Estão disponíveis informações sobre a distribuição geográfica das apreensões e o tipo de arma, simulacro, artefato ou munição apreendido. A ferramenta é atualizada mensalmente com dados provenientes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

CCS   
Aqui o usuário poderá encontrar informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança existentes no estado do Rio de Janeiro, como os temas debatidos em suas reuniões, instituições participantes, as datas de criação do CCS e de posse da atual gestão, nome do presidente e previsão de eleição da próxima diretoria. A ferramenta é atualizada sistematicamente, sempre que há novas informações oriundas do Sistema de ata Eletrônica dos CCS ou da Coordenadoria dos CCS.

ISPGeo
Portal voltado para o atendimento das demandas e planejamentos da SESEG, PMERJ e PCERJ, é uma ferramenta de análise criminal desenvolvida pelo ISP em parceria com o Instituto Igarapé e com recursos de doação de um grupo de empresários do Rio de Janeiro. Atualizado duas vezes ao dia, o ISPGeo tem capacidade de integrar diversas bases de dados de Segurança e está à disposição exclusiva de policiais e agentes públicos cadastrados no sistema.





Visitantes: 517416
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados