Coordenadoria de Projetos e Pesquisas

Leonardo Vale (Coordenador)

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em Administração Pública pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) e em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete do Instituto de Segurança Pública, no ano de 2009, Analista Criminal, de 2012 até 2015, e, atualmente, é Coordenador de Projetos do ISP.

Carlos Maciel

Graduado em Geografia pela UFRJ, com especialização em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. Atuou pelo IBGE na manutenção das bases de dados espaciais para realização do Censo 2010. Trabalhou junto à CET-Rio no gerenciamento e modelagem de dados espaciais de trânsito. Trabalha como analista de geoprocessamento do ISP desde 2017, na estruturação e gerenciamento de dados geográficos, elaboração de rotinas automáticas de geocodificação de eventos criminais, e no desenvolvimento de aplicações e ferramentas online de análise espacial..

Elisângela Santos

Bacharel em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Atuou na Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) promovendo a articulação com instituições do sistema de segurança pública e de ensino, além de desempenhar atividades relacionadas à elaboração e gerenciamento de projetos voltados à formação e capacitação dos policiais militares dos diferentes quadros da Corporação. Atualmente é analista da Coordenadoria de Projetos do Instituto de Segurança Pública, desenvolvendo atividades relacionadas aos projetos de vitimização policial e do 9º Batalhão da Polícia Militar, à produção e revisão de conteúdos relacionados ao ISPGeo (manuais e vídeos tutoriais). Atua nas capacitações do ISPGeo e no apoio à equipe de geoprocessamento no aprimoramento contínuo das funcionalidades do ISPGeo.

Emmanuel Caldas

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia (PPGSA) da UFRJ. É doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Exerce o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do estado do Rio de Janeiro descentralizado no Instituto de Segurança Pública. Possui experiência nas áreas de políticas de drogas, polícia de proximidade, política de transparência e dados abertos, visualização de dados, gestão pública, políticas públicas e sociologia política.

Flávia Vastano

Mestra em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente exerce o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do estado do Rio de Janeiro e é analista no Instituto de Segurança Pública.  

Luciano Gonçalves

Graduado em Geografia com Mestrado em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde cursa PhD na mesma área do mestrado. Atuou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no planejamento e implementação e análise da base territorial digital do Brasil 2010. Atualmente é analista de geoprocessamento do Instituto de Segurança Pública, onde desempenha atividades de pesquisa e análise espacial, além de estruturação e gerenciamento de bases de dados espaciais com o uso de sistemas de informações geográficas.

Nadine Melloni

Graduada em Estatística e mestre em Computação na área de Engenharia de Sistemas e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi auxiliar de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais durante dois anos. Atualmente, é analista da Coordenadoria de Projetos do Instituto de Segurança Pública, trabalhando com tratamento de bases de dados, gerenciamento de banco de dados alfanuméricos e pesquisas voltadas à base de dados do 190 e apreensão de drogas no estado. É responsável pela estruturação e rotina mensal das bases do 190 e dos correios. Desenvolve, em parceria com os geógrafos do Instituto, melhorias no tratamento das variáveis de endereço através do PostgreSql, buscando melhorias na geocodificação e no tempo de processamento de diversas bases de dados. Auxilia na organização dos dados da Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança e na manutenção do banco de dados do chatbot Alda, já que realizou a modelagem desse banco em parceria com o ITS.

Vanessa Campagnac

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Políticas Públicas e Segurança Pública. Trabalha no Instituto desde 2008, tendo coordenado diversas pesquisas ao longo desse tempo, dentre elas: Vitimização e Condições de Vida (2008), Pessoas Desaparecidas (2009), Avaliação da Gestão da Segurança do Estado do Rio de Janeiro (2012), Regime Adicional de Serviço (RAS) da PMERJ (2013), Utilização de Ferramentas de Análise Criminal nos Batalhões da PMERJ (2015), Delegacias de Homicídios e a Divisão de Homicídios da PCERJ (2017) e Circunstâncias Relacionadas à Letalidade Violenta no Estado do Rio de Janeiro (2018), além de outros projetos de análise de informações quantitativas e qualitativas em parceria com as polícias. Editora da Revista Cadernos de Segurança Pública desde 2015, atua também como revisora técnica das publicações do Instituto. É responsável pela organização das capacitações e cursos oferecidos pelo ISP ao longo dos anos, tendo também ministrado aulas em diversas disciplinas. Ademais, coordena o processo de planejamento estratégico do Instituto desde sua primeira edição, em 2013.  .

Visitantes: 517416
INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA: Avenida Presidente Vargas, nº 817 - 16º andar - Centro CEP: 20.071-004 - Rio de Janeiro/RJ
Chefia de Gabinete - 2332-9709 / Comunicação Social 2332-9690 / Conselhos Comunitários de Segurança - CCS - 2332-9648 / 9693
Horário de Funcionamento do Protocolo: 09:00 às 17:00 horas
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados